terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Xixi na cama

Bruna Menegueço

Hum, acho que o xixi escapou. Acordar com a cama molhada faz parte do dia a dia de muitas crianças. Quando acontece vez ou outra, principalmente, quando a criança saiu da rotina, você não precisa se preocupar. Mas se esse problema é constante, é melhor investigar os motivos pelos quais seu filho não consegue segurar o xixi durante a noite.

As possíveis causas da enurese (como os médicos chamam o xixi na cama) diurna – sim, ela pode acontecer durante o dia também – e noturna são variadas. Mas os cientistas do Centro Médico Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos, reforçam que o problema de incontinência urinária pode estar relacionado à constipação, ou seja, ao intestino preso.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram 30 crianças entre 5 e 15 anos. Todas estavam procurando tratamento para enurese. Após um exame de urina, percebeu-se que havia uma quantidade grande de fezes no xixi das crianças, apesar de a maioria afirmar que tinha hábitos intestinais frequentes.

Foi feito, então, um exame de raio-X e, por meio dele, os médicos descobriram que todas elas tinham um volume grande de fezes no reto, parte final do intestino. Dessa forma, o órgão "cheio" diminui a capacidade da bexiga.

Para o pediatra Francisco Lembo Neto, chefe de Pediatria do Hospital Samaritano (SP), faz sentido que a constipação seja tratada como uma das possíveis causas da enurese. “O pediatra deve investigar os hábitos intestinais da criança e pedir exames", diz. Pois além da constipação, infecção e obstrução no trato urinário, diabetes, alergias e até anemia podem causar o problema”, diz o especialista.

Até os 5 anos, fazer xixi na cama é considerado comum, já que as crianças ainda não têm o completo desenvolvimento do mecanismo urinário. Mas se o seu filho é maior de 5 anos e deixa o xixi escapar, preste também atenção na frequência que ele vai ao banheiro para contar ao pediatra. Se essa relação for comprovada, como sugere o estudo norte-americano, o tratamento é simples. Uma dieta rica em alimentos com fibras e efeitos laxativos, ingerir bastante líquido durante o dia e evitar alimentos que seguram o intestino. Sem segredos!

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário